08 August 2010

Conto de fadas

Há poucas coisas como ler um bom livro durante o Verão. Mas há uma coisa que me irrita nos bons escritores..invariavelmente a história acaba bem. É verdade que lá pelo meio há uns azares, mas no fim o panorama é o de resolução em que a felicidade e a alegria imperam. Não creio que um livro seja um escape da realidade..acho que devia haver alguém que escrevesse um bom livro..um daqueles que nos faz querer ler o capítulo seguinte mas que de uma vez mostre a outra faceta que a vida tem..por vezes tudo acaba mal.
Já existem livros que roçam o fim dramático..estou-me a lembrar de "A vida num sopro", mas esse fim dramático serve para que as senhoras sintam um arrebate de paixão e ao mesmo tempo de tristeza..não é um fim verdadeiramente mau.
Por tudo isto desisti de ler livros com um enredo que embora nos possa surpreender no fim, acaba por nos mostrar o único lado que parece interessar na vida. Agora prefiro ler livros como "A sombra do vento" em que há uma história principal em que o fim consiste em simplesmente descobrir quem é a personagem caricata que vamos encontrando nalguns capítulos e por fim há umas histórias secundárias que satisfazem as necessidades daqueles que acham que a vida é um conto de fadas..não é perfeito mas pelo menos é original. Por falar em originalidade agora ando a ler "2666" que é um livro que não tem em absoluto nenhum outro que se compare. Até se pode dizer que a história está de tal forma diluída que aqui apenas existe o puro prazer da leitura.
Conclusão..se alguém souber de um livro, realista e que me faça desejar ler o capítulo seguinte..que tenha a bondade de dizer o título e o autor.

Lívio Tavares

3 comments:

  1. Bartolomeu PessanhaAugust 8, 2010 at 4:03 AM

    "Harrison's Manual of Medicine". Pois também "se pode dizer que a história está de tal forma diluída que aqui apenas existe o puro prazer da leitura".

    ReplyDelete
  2. Creio que o Lívio gostará de outros clássicos sul-americanos como GGM e JLB.

    De resto tem sempre a Bíblia Sagrada. Consta que no fim só se salvam os audazes.

    ReplyDelete
  3. "Conclusão..se alguém souber de um livro, realista e que me faça desejar ler o capítulo seguinte..que tenha a bondade de dizer o título e o autor."
    Atrevo-me a sugerir:
    Título: A minha vida dava um livro
    Autor:Lívio Tavares
    E, sinceramente,desejo que,durante e no final, a felicidade e a alegria imperem.

    ReplyDelete