09 August 2010

1921 em Revista - 3ª Edição Trimestral

Representando 1/100 do século XX, facilmente se olvidaria tão marcante ano. Não fôra, claro, pelo meu esforço pessoal em o promover. Assim:


Eram os tempos de Babe Ruth e Rudolph Valentino, e Einstein recebe o prémio Nobel da Física; Charles Chaplin e Buster Keaton estavam no topo, e Laurel e Hardy iniciavam a sua carreira… Mas, e que mais se passou? Proponho-me a uma revisão trimestral.

#3
- a 2 de Julho Jack Dempsey nocauteia George Carpentier no primeiro combate a gerar 1 milhão de dólares em receitas. Esta foi a terceira defesa do título mundial conquistado em 1919. Só viria a perdê-lo em 1926.
- a 18 de Julho é administrada a primeira vacina BCG; nasce John Glenn, 3º astronauta a orbitar a Terra (primeiro norte-americano no espaço).
- a 29 de Julho Adolf Hitler torna-se líder (Führer, sendo assim conhecido pela primeira vez) do partido Nacional-Socialista alemão. Apenas 2 anos mais tarde tentou tomar o poder por golpe de estado, fracassado.
- a 2 de Agosto morre Enrico Caruso, tenor italiano.
- a 10 de Agosto Franklin Roosevelt, futuro Presidente dos E.U.A., sofre uma paralisia debilitante que o deixa incapacitado da cintura para baixo.
- a 8 de Setembro é coroada a primeira Miss América. A feliz contemplada é a adolescente Margaret Corman, do estado de Washington D.C.
- a 12 de Setembro nasce Stasnilaw Lem, escritor polaco.

Continua.

- Braz Cubas

No comments:

Post a Comment